Lilo ...Meu cão






Muitas pessoas me perguntam sobre a raça do meu cão.
Aproveito para postar a história dessa raça que é considera como cão sagrado


O Lhasa Apso é uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. "Lhasa" é o nome da cidade sagrada da região e "Apso" poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou "leão", devido ao seu papel de protector de templos.

O Lhasa Apso é considerado um cão sagrado na sua Terra Natal. Os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer.
Como guarda de templos e mosteiros, ladrando furiosamente a desconhecidos, o Lhasa Apso é tido como um amuleto de boa sorte, mas teria de ser oferecido, não podia ser comprado. Assim, estes cães permaneceram desconhecidos do resto do mundo até ao início do século XX. Por volta da década de 1920, Dalai Lama começou a procurar apoios internacionais para a causa tibetana e ofereceu alguns cães desta raça como presente a diplomatas, sobretudo a britânicos.
A raça só se tornaria conhecida nos Estados Unidos da América uma década mais tarde. Mas a popularidade que conheceu foi imediata e em 1935 já tinha sido reconhecida pelo AKC, apesar de ter sido mal classificadocomo Terrier  .

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lhasa_Apso






2 comentários:

  1. muitas das vezes prefiro o amigo cão,do que o amigo homen.

    ResponderExcluir
  2. realmente ...
    "Creio que os animais são uns anjos que podem nos ensinar o que é fidelidade." Wal Águia

    Beijos,
    Alice

    ResponderExcluir

Deixe um comentário....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...